A venda ilegal de combustível que agravou-se nos últimos meses no Centro e Norte do país, está a ser repelida pelas autoridades, através da apreensão destes produtos petrolíferos e responsabilização dos respectivos comerciantes.

A acção está a ser desencadeada pela Inspecção-geral dos Recursos Minerais e Energia, que pretende acabar com esta prática que periga a vida das pessoas.

De acordo com o chefe do Departamento de Inspecção e Fiscalização de Energia Eléctrica e Combustíveis na província de Cabo Delgado, Bernardino Bernardo, falando à imprensa, uma equipa multissectorial foi criada para realizar operações de fiscalização nos diferentes pontos da província que alberga os projectos de Gás da TotalEnergies, Eni e ExxonMobil, em resposta ao elevado número de venda destes produtos que, muitas vezes, são comercializados em condições inadequadas.

“Continuamos a registar muitos casos de comercialização ilegal, razão pela qual iremos proceder à recolha dos mesmos e proceder com a responsabilização dos respectivos comerciantes”, disse.

Estas acções, referiu, são seguidas de sessões de sensibilização sobre a ilegalidade e riscos destas práticas, que ganharam espaço após a escassez de combsutível no mercado nacional.

Aliás, apontou que a legislação do sector petrolífero impõe normas rigorosas para a aquisição, transporte e armazenamento de combustíveis, proibindo práticas consideradas perigosas e susceptíveis de colocar em risco vidas humanas e bens materiais.

De acordo com a fonte a fiscalização vai permitir que a venda de combust’veis de forma desordenada seja reduzida significativamente, o que vai constituir maior segurança para as pessoas.

Explicou que os combustíveis líquidos são substâncias altamente inflamáveis e que a sua venda em locais não autorizados, incluindo o armazenamento em galões e recipientes plásticos inadequados representa uma ameaça à segurança das populações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui