Um total de 25 navios comerciais atravessaram o estreito de Ormuz ontem, na quinta-feira (18), um volume cinco vezes superior à média dos primeiros 10 dias de Junho e sem precedentes desde meados de Abril, segundo dados da plataforma marítima AXSMarine.

Trata-se do número mais elevado num único dia desde os 28 trânsitos registados a 18 de Abril, que coincidiram com uma breve janela de reabertura do tráfego comercial neste importante estreito, pelo qual transita, em condições normais, cerca de 20 por cento da produção mundial de petróleo e outras matérias-primas.

De acordo com a Lusa, o pico observado na quinta-feira seguiu-se à assinatura do memorando de entendimento entre os Estados Unidos e o Irão, na quarta-feira.

No entanto, as discussões previstas para hoje, na Suíça, entre as delegações dos Estados Unidos da América e Irão e que deveriam dar início a um processo de 60 dias para resolver a questão central do programa nuclear de Teerão, foram adiadas.

Apesar deste “incidente”, as operações de remoção de minas no estreito de Ormuz continuam e os armadores devem agir com cautela até que as seguradoras restabeleçam condições normais de cobertura, acrescentou a organização marítima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui